“Vocês não nos estão a entender!”
Foi isto que a minha filha me disse ontem!

Ela estava triste e frustrada porque nós, pai e mãe, não estávamos a reconhecer a parte deles, dela e do irmão.
Ela dizia-me:
– Parece que nós não fazemos nada! Parece que nós estamos de férias e vocês são os únicos a trabalhar. Não veem o que nos custa também?
e continuava:
– Quando estávamos na escola tínhamos intervalos e íamos brincar, tínhamos dúvidas e chamávamos as professoras, trocávamos opiniões com amigos e recebíamos muitas ajudas. Agora vocês… vocês estão sempre a cobrar!!
– Parece que são os únicos que trabalham e que estão “perdidos” com esta situação. Nós também estamos a trabalhar muito. É muito injusto!

Falámos sobre tudo isto e identificámos alguns pontos onde estava a existir falta de diálogo, falta de atenção e compreensão da nossa parte.

É importante, nesta fase, conversar muito com eles e perceber o que estão a sentir. Por vezes eles podem não estar a falar, porque não têm as palavras certas, porque não entendem muito bem, porque não estão confortáveis… mas eles estão a sentir.
Isto está a ser muito desafiante para as crianças e creio que, por vezes, nós não estamos a compreender nem a ajudar!

A minha luz de alerta diz-me:
Fica atento. Conversa mais. Faz perguntas e procura perceber o que se está a passar lá dentro e como se estão a sentir. Fica Atento!

Artigos Relacionados

“Já te disse 500 vezes!”

“Já te disse 500 vezes!”

Num daqueles momentos que todos conhecemos enquanto pai, disse para a minha filha:- Já te disse 500 vezes…A minha filha, que já percebeu como isto funciona há muito tempo, respondeu:- Pois pai, aparentemente não está a funcionar pois não? Provavelmente muitos pensarão...

Onde nós, os pais, temos mais dificuldade

Onde nós, os pais, temos mais dificuldade

Pedimos desculpa, procuramos conexão, observamos e depois? Depois o que fazemos? Depois vem o ponto onde nós, os pais, temos mais dificuldade… Dizer o que sentimos. Entram em ação uma série de crenças, capas, máscaras e ideias que nos afastam (homens e pais) de dizer...

A última vez

A última vez

Existem coisas que acontecem pela última vez. Esses momentos acontecem todos os dias com os nossos filhos.E nós não conseguimos prever quando isso vai acontecer, pois não? Quando será a última vez que a tua filha te chama para a ajudares a tomar banho?Quando será a...