Dia Internacional da Meditação – Conheça as Vantagens

Ricardo Pinhao meditaçao

Atualmente podemos encontrar muitos artigos, livros e dicas sobre a meditação. Como se tivesse surgido agora e fosse um detox mental. A verdade é que a meditação está presente na sociedade oriental há milhares de anos em diversos estilos, muitos afirmam que a meditação religiosa mais presente no ocidente pode trazer vantagens semelhantes (e era o mais próximo que se praticava) até se falar com mais naturalidade de meditação e de mindfulness.

A prática de meditação proporciona bem-estar em várias diversas áreas da vida e inclusive é recomendada pela Organização Mundial de Saúde Britânica. Pesquisas comprovam que auxilia no relaxamento muscular, melhora a qualidade do sono, reduz a pressão arterial (através da respiração voluntaria).

Ao trazer a pessoa para o momento “aqui e agora” (um termo bastante utilizado no mindfulness) a focar no presente a mente consegue durante alguns minutos concentrar-se e libertar o stress do dia-a-dia que muitas das vezes é a causa para ansiedade e depressão.

O segredo é praticar! E ao praticar já se está a a atingir benefícios desta técnica de relaxamento de melhoramento mental. A mente tem por hábito “saltar” de pensamento em pensamento, e através da meditação e técnicas de respiração o objectivo é deixar os pensamentos passarem “como nuvens no céu” sem julgamento e sem deixar que nos transmitam emoções. Apenas observar.
É bastante simples começar a praticar. Basta escolher um local sossegado, sem distrações, sentar com as costas direitas. Devemos salientar que não é necessário sentar em pose de lótus ou no chão. Numa cadeira ou no sofá com os pés assentes no chão e sem estar com as costas tortas (porque interfere na respiração) é possível meditar.
Existem várias APPS que pode encontrar na playstore e também para IOS como por exemplo: Calm, Headspace, Zen, InsightTimer, Lojong e Aura.
Estas aplicações aulixiam e ensinam a meditar.
 

Poderá também seguir algumas dicas:
• Sentar numa posição confortável como aconselhámos
• Fechar os olhos
• Fazer algumas respirações profundas para acalmar e ensinar a mente que agora vai meditar.
• Sentir os pontos em que o corpo está em contacto o sofá/cadeira chão.
• Percorrer todo o corpo mentalmente e reparar quais as partes que estão tensas e suavemente fazer com que relaxem (reparar em zonas que se guarda muita tensão, testa, queixo, ombros e barriga).
• Continuar com atenção nas respirações.

Aqui está um bom inicio de meditação 😊 Pode também espreitar a meditação guiada por MIKAELA OVEN aqui.

Estejam atentos para mais dicas e práticas.

Artigos Relacionados

IVM 2019

IVM 2019

Depois de 2 casas cheias em Albergaria-a-Velha, foi a vez de encher o centro de congressos de Aveiro com mais de 700 pessoas